A carregar...

A Vocação Técnica facilita o Workshop de validação de indicadores de desenvolvimento Urbano

O Workshop de validação de Indicadores de Desenvolvimento Urbano, facilitado pela Vocação Técnica, foi uma iniciativa conjunta do GCIEP, da Escola E-35 e da UN-Habitat, com o apoio do Conselho Municipal da Cidade de Pemba. O objetivo principal foi auscultar e validar os indicadores que irão compor o Observatório Municipal, reunindo técnicos do município, representantes da sociedade civil, do setor privado, ONGs e académicos. Os participantes analisaram os indicadores mais relevantes para monitorar e divulgar as dinâmicas do desenvolvimento urbano da cidade.

Durante a abertura, o Presidente do Conselho Municipal, Satar Abdulgani, destacou a importância do Observatório Urbano como ferramenta essencial para enfrentar os desafios do crescimento urbano e garantir a inclusão dos cidadãos nos processos de desenvolvimento. A UN-Habitat reforçou a importância do observatório como instrumento de apoio à governação, enquanto o município de Pemba apresentou os instrumentos de ordenamento territorial que irão alimentar esta nova plataforma, incluindo o Plano de Estrutura Urbana e os planos de gestão de resíduos e de pormenor.

A equipa do GCIEP apresentou os resultados de um exercício coletivo que envolveu também a participação dos munícipes por meio de inquéritos digitais. Foi feita uma análise dos indicadores propostos à luz dos critérios SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais), com o objetivo de identificar aqueles que já possuem dados disponíveis e os que precisam ser ajustados. Essa análise orientará as futuras ações dos parceiros envolvidos no lançamento e implementação do Observatório Urbano de Pemba, o primeiro do tipo em Moçambique.